quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Pensamento circunscrito





Desde quando nascemos nos é doutrinado a idéia de trabalho. A importância de uma vida bem sucedida, modos e métodos para chegar ao almejado. Esportes, festas e outros eventos, principalmente o trabalho, estão encarnados em nossa cultura todavia o tempo livre, ou ócio, é definitivamente relegado a um plano distante nas prioridades. “As pessoas que acabam sem um minuto livre não são necessariamente aquelas que precisam de todos os instantes para trabalhar a fim de se manter” afirma a psicóloga mestre em filosofia Mara Chiari que vem a confirmar a ânsia por trabalho das pessoas independentemente da sua respectiva renda.
Na sociedade atual o ócio esta ligado à idéia de uma atividade inútil, e praticada por pessoas irresponsáveis. “Viva para as idéias, para a filosofia (...) Na historia de Sócrates podemos encontrar muito sobre o ócio inclusive a vida dele” ( Pitagóricos ). Importante ressaltar que Sócrates não criou a filosofia apenas problematizava.
É preciso entender que ócio não é vadiagem ou preguiça e sim tentativa de reflexão, organização da mente e uma maneira de conhecer a si mesmo.

5 comentários:

Caique Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caique Gonçalves disse...

Desde quando nascemos nos é doutrinado.." começou nada bem. faltou um aprofundamento do tema, abordagem rasteira. Na sua opinião para que serve o ócio?

Anônimo disse...

Não se entende nada..uma confusao de idéias, sem concordância, sem semântica, aonde vc quer chegar??
"Hegemoniza a hegemonização atraves do hegemonizador"
Sim...

Victor Castro ( v1cto0r ) disse...

Falta de interpretação.
Use o ócio e compreenda

Caique Gonçalves disse...

Concordo com o anônimo, há um emaranhado de idéias desconexas e equivocadas, você sabe o que signifia a palavra "hegemonia" ou você achou apenas bonita?

Tente falar de um modo mais claro e objetivo, sobretudo naqueles assuntos que você não domina, soa muito pedante e arrogante