segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Despotismo


Intelectual alemão, Karl Marx, no século XIX não poderia antever os absurdos que hoje fazem em seu nome e em nome da sua ideologia. Como se não bastasse um regime ditatorial, na América Latina, desde 1976 imposto por Fidel em Cuba, cresce cada vez mais o anseio de Hugo Chávez para tornar conta do pobre pais venezuelano. Maior plano político da sua carreira, o eterno poder.
Não contente com a constituição do seu pais ( feita pelo próprio ditador ), Chávez pretende reformá-la afim de formar uma “nova sociedade”. A extensão do período de mandato presidencial de seis para sete anos, a possibilidade de reeleição perpétua do presidente, um controle maior do governo federal de Caracas sobre os governos dos estados e o fim da autonomia do Banco Central da Venezuela são algumas das propostas para a meteórica mudança do pais. Chávez explana: "Se alguém diz que isso é um projeto para se perpetuar no poder, eu digo que não é. Ele abre apenas uma possibilidade, que depende de muitas variáveis."
Há alguns meses eu escrevi em uma comunidade de amigos o seguinte: “...Diariamente lê-se notícias de pessoas que tentam fugir daquele lugar(Cuba). Fidel, Chavez e Cia não me deixam dormir a noite com medo de uma “tomada da América” não conseguem vencer na economia tampouco no apoio social e vão a força mesmo, bem típico deles.” Esse medo só cresce a cada folheada de revistas, jornais, acesso a paginar na internet enfim, vários canais de informação.
Friedrich Engels, que junto com Marx fundou o chamado socialismo científico e foi co-autor de o Manifesto comunista, após a morte do não-liberal declarou "que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal. ". Em todo o mundo esses tirânicos acumulam inimigos inclusive o próprio povo. Marx defendia justamente o não individualismo coisa que certamente não esta a ocorrer nos países “comunistas” de hoje. Como diria o saudoso ex-presidente dos EUA “A diferença entre um comunista e um anticomunista é que o primeiro lê Marx, e o segundo entende Marx.”

4 comentários:

Paulo Cavalcanti disse...

cuidadooo cuidadooo !!!
vão tomar a américa!
bó pa europaa
bó bó bó bó
aheeahheahehueahaehehuehuaehuaehuaeuhae
¬¬
me deixe vú varella !!!
a Globo ja fez oferta pra comprar seu blog ???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Victor Castro ( v1cto0r ) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caique Gonçalves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.