sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Presidencialismo e Parlamentarismo

O presidencialismo é um metodo de governo onde o representante(presidente) é elegido pela maioria da população. Comanda o pode executivo. É um sistema governamentao que se caracteriza pela separação de poderes; Legislativo, Executivo e Judiciário. Os ministros de Estado são simples auxiliares do Presidente da República que tem poder para nomeá-los e exonerá-los a qualquer tempo, sendo que cada um atua como se fosse chefe de um grande departamento administrativo;
Desde a primeira Constituição, de 1891, o Brasil adotou o sistema de governo presidencialista. O regime foi mantido na Constituição de 1988 e ainda confirmado por plebiscito, em 1993. A maioria da população optou por conservar tanto a forma de governo republicana como o sistema presidencialista, só interrompido por um breve período parlamentarista, entre 1961 e 1963, durante o mandato do presidente João Goulart.

No parlamentarismo, o presidente responde apenas pela chefia de Estado, função exclusiva ou predominantemente honorária. É típico das Monarquias Constitucionais, de onde se estendeu às Repúblicas européias As monarquias modernas também se organizam de acordo com o parlamentarismo, em que a chefia de governo é delegada a um representante escolhido de forma indireta, pelo Legislativo. Enquanto o rei ou o presidente é figura mais simbólica, quem governa de fato é o primeiro-ministro - também chamado premiê ou chanceler. É dele a responsabilidade, como chefe do Executivo, de organizar e coordenar o gabinete de ministros.
Vejo os pontos positivos e negativos da seguinte forma;
*Presidencialismo - Ponto positivo: positivo: funciona melhor nos sistemas em que existem muitos partidos políticos, reduzindo a dependência da boa vontade do Legislativo.
Ponto negativo: ênfase exagerado da pessoa do candidato (e não de programas de governo), que não raras vezes "vende" bem sua imagem, convencendo o eleitorado, e derrotando candidatos melhor preparados, mas incapazes de despertar a simpatia da opinião pública
*Parlamentarismo - Ponto positivo: Parlamentarismo é sistema mais sensível às exigências sociais e políticas da sociedade.
Ponto negativo: a velocidade de tomada de decisões pode ser reduzida pelo exaustivo processo de discussões.
Sou afavor do presidencialismo por ser um modelo mais sólido e já comprovado historicamente.
(Gostaria de dizer que meus últimos dias tem sido bastante cansativos, motivo esse que faz com que minhas postagens não sejam frequentes. Grato)

8 comentários:

Unknown disse...

o texto está com muitos erros de português para ser publicado!!!!

Anônimo disse...

realmente ha muitos erros de ortografia, sem os erros ficaria muito melhor para ler

Anônimo disse...

cansado ou não, escrever certo é obrigatório.

Anônimo disse...

nunca vi um texto com tantos erros de portugues

Anônimo disse...

Ferramenta de correção ortográfica é bom.

E ao contrário do que você disse, no parlamentarismo as mudanças no poder são mais rápidas do que no presidencialismo.

Anônimo disse...

Desculpe, as tomadas de decisões, realmente, mais lentas, e não mudanças no governo.

Anônimo disse...

Ta tudo errado!

Unknown disse...

No parlamentarismo as medidas seriam tomadas mais rapidamente, certo? Pois o próprio parlamento poderia demitir o primeiro ministro e a dissolução do parlamento teria aproximadamente o mesmo processo da tirada de um presidente do poder.
Quanto aos erros ortográficos... isso acontece mas te aconselho editar o texto pra evitar mais criticas esdrúxulas.